sábado, 4 de outubro de 2008

Simbologia de Santa Maria Madalena


A palavra símbolo vem do grego Symbolon, que significa: prova de reconhecimento entre duas pessoas, formada por um objecto (caco de argila, moeda) cortado em dois, cada um detendo uma metade e que servirá de sinal de ligação por ocasião do reencontro ou da identificação por um meio indirecto. O símbolo hermético reúne, portanto, dois "fragmentos de alma" que já constituíram parte do mesmo todo. É o caminho do visível para o invisível.






Cinco são os principais símbolos associados a Maria Madalena: o vaso de perfume, o crânio, o livro, o ovo vermelho e a cruz.









O Vaso de Perfume:






Este símbolo dispensa maiores comentários do porque estar associado à Maria Madalena, já que ela foi associada a várias passagens da Bíblia sobre mulheres que ungiam o corpo do Senhor com um líquido que estava num jarro. Além disso, o vaso lembra-nos o cálice sagrado, também era representado por uma cornucópia que dispensava alimento espiritual a todos os que o tocassem.









O Crânio:






De conotação mais hermética, o crânio pode estar ligado a diversas interpretações. A mais comum delas é a de que é um símbolo de penitência poi mostra-nos o quanto a vida é efémera diante da certeza da morte e do quanto é necessária a penitência como forma de se purificar para a vida eterna.



O crânio também está associado à ressureição por ser um símbolo da morte física. É o modelo da renovação espiritual, do abandono da vida anterior ligada ao mundo da matéria, da renovação da natureza. Como ela foi testemunha da ressureição de Cristo foi-lhe associado este símbolo.



Outra associação possível é com o lugar onde Cristo foi crucificado: o Gólgota ou "lugar das caveiras". De acordo com a tradição mística cristã, Cristo foi crucificado no mesmo lugar ond eo corpo de Adão havia sido enterrado. Quando o sangue de Cristo foi derramado, ele penetrou no solo sagrado e purificou o Adão original, abrindo caminho para a sua absolvição e reintegração. Ali, no centro anímico da Terra, o fogo renovou a natureza, e por ser uma das testemunhas da sua crucificação, Maria Madalena, assim como a Virgem Maria são associadas ao símbolo.









O Livro:






Maria Madalena também é muitas vezes representada junto a um livro aberto, sobre o qual ela medita sobre os conhecimentos deixados pelo Mestre. O livro é a gnose, é o Novo Testamento, ou aliança deixada por Cristo aos seus discípulos. Como um dos principais discípulos de Jesus, Madalena continua como a portadora do conhecimento que abre o espírito ao Espírito Divino. Ela decifra o verdadeiro conteúdo e simbologia das escrituras, buscando o sentido interior da palavra escrita. Pode ser também a representação do facto de que a Maria Madalena foi associado o quarto evangelho, não como sua escritora, mas como sua inspiradora, pois é o evangelho que mais fala do amor e do espírito.








O Ovo Vermelho:






Diz a tradição que, após partir para a Europa, Maria Madalena consegui uma audiência em Roma como o imperador Tibério César, por ser considerada uma patrícia romana (assim como Paulo). Sua intenção era denunciar o crime cometido pela negligência de Pilatos e, para isso, contou-lhe a vida de Jesus Cristo, Sua morte e ressureição. Ao terminar seu relato, ela pegou sobre a mesa de jantar um ovo branco para ilustrar o seu ponto de vista sobre a ressureição. Ao ver isso, César replicou que era mais fácil um ovo branco se tornar vermelho do que existir alguém que retornou dos mortos. No mesmo instante, o ovo nas mãos de Maria Madalena tornou-se vermelho como sangue. Até hoje os cristãos ortodoxos trocam ovos vermelhos na Páscoa para comemorar esta história.


O ovo é o símbolo do nascimento, de tudo o que está em germe para ser gerado e dar à vida. É símbolo da unidade primordial, que trás em si o que irá emanar. É a gestação do Novo Homem, símbolo da unidade da qual vivemos e para a qual iremos retornar.










A Cruz:





Este símbolo dispensa quaisquer comentários do porquê estar associado a Maria Madalena. Sendo um fiel discípulo e notável seguidora de Cristo e da Boa Nova, Maria Madalena tornou-se num dos discípulos que mais amou e admirou Jesus Cristo e as suas obras. Outra explicação prende-se com a presença de Maria Madalena na cena do Calvário e ajoelhada ao pé da Cruz do Divino Salvador como representam algumas telas de época. Até mesmo nas representações de Maria Madalena em penitência na gruta se pode verificar a presença da cruz e o seu olhar devocional e ternurento com que a adora. Além disso, a Cruz representa a salvação e o caminho de alcançarmos o perdão dos nossos pecados e erros e ao mesmo tempo torna-se um símbolo do sagrado penitencial. Assim, a Cruz apresenta-se-nos como um dos símbolos que mais se associam a Maria Madalena e a toda a sua história.






Cultuar os símbolos de Maria Madalena é uma forma de evocarmos os auspícios de Maria, e meditar sobre eles é uma forma de penetrar em seus mistérios.


1 comentário:

Anónimo disse...

Linda a nossa imagem de Santa Maria Madalena :)